Thursday, March 6, 2008

Contos de Dublin: "Em busca de um emprego desconhecido"

É tempo de contar uma das peripécias que se passou há cerca de 2 semanas atrás, daquelas que todos gostamos de ouvir...

“O Soares tem uma entrevista amanhã. Já com tantos CVs enviados e a dificuldade em compreender o que a pessoa do outro lado da linha dizia, acabou por não perceber para o que era. Mas agora que tem tudo combinado e sabe onde é o local da entrevista, resta-me desejar-lhe boa sorte.
...
Estou contente. O Soares ligou-me a contar que tinha arranjado emprego e que tem de ir comprar um fato e sapatos. Amanhã ele tem de comparecer na empresa.
...
Estou horrorizado. O Soares chegou a casa e contou-me melhor os detalhes da entrevista e como lhe tinha corrido bem. Quando lhe perguntei as condições em que iria trabalhar não sabia. Quando lhe perguntei o que ia fazer ele disse que ia ser vendedor. “O que vais vender?” perguntei. “Não sei.” disse ele. Perguntei ainda quanto iria ganhar. Também não sabia. O nome da empresa? Nem isso. O gajo tinha-se esquecido de perguntar, não sabia de nada e o fato custou-lhe 200 euros...
...
O Soares chegou do seu primeiro dia de treino na empresa. Esteve o dia todo a viajar de carro com um responsável que lhe ia explicando as tarefas. O Soares tinha finalmente percebido que o seu novo trabalho iria ser: vender cosméticos de porta em porta! O sonho de qualquer homem.
E melhor do que isto foi perceber que não iria ter salário-base. Enfim, hoje o Soares recusou o seu primeiro trabalho na Irlanda. Ai ai Soares. Ai ai...”

No comments: